No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.
Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz DIA, e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.(Gênese 1,1-5)
No princípio, Deus criou os céus e a terra, dizem as escrituras. Suponho que os céus, de que tratam as escrituras seja o intangível, aquilo que não conseguimos ver, por assim dizer; aquilo que não podemos influenciar ou interferir de alguma forma. Sendo assim, a terra é o concreto, o palpável, o tangível, aquilo que podemos de alguma forma influenciar, manusear, interferir. Portanto, a criação de que trata a Bíblia, não retrata necessariamente a criação do universo, mas a criação do mundo individual de cada um de nós, de pensamentos, desejos, emoções, sentimentos, crenças e, de certa forma, para deleite do nosso ego, da realidade que presenciamos no dia a dia.
A terra estava informe e vazia, continuam as Escrituras. Pois bem, enquanto o ser humano não gera em sua mente um pensamento que possa traduzir seu desejo, sua vida permanece sem forma e vazia, porque as trevas cobrem o abismo de suas indecisões. Entretanto, como dizem as escrituras, o espírito de Deus permanece nele, pairado sobre as águas de seu íntimo, aguardando tão-somente o chamado de seu pensamento elevado ao nível de uma convicção inabalável de fé. É ai que tudo principia. No pensamento humano, porém, elevado ao nível de uma convicção inabalável de fé. O que dar vida a um pensamento é a sua continuidade na mente do homem ou da mulher. Portanto, nem todos os pensamentos são criativos. Muitas vezes pensamos por pensar, mas o nosso pensamento não tem continuidade, e por isso não frutifica ao ponto de chega a se tornar um sentimento. São abortados muito antes de terem vida. Os filhos estão prestes a nascer, mas falta força para pô-los no mundo, diz Isaias.
Todas as coisas que existem entre o céu e a terra estão em pares, um positivo e o outro negativo, e o homem tem que escolher entre um e o outro, porque se ele não escolher, certamente cairá na lei das probabilidades; e com base nessa lei universal, ele somente sairá vitorioso quanto maiores forem as suas possibilidades naturais. Mas quando o homem aceita a divindade e nela crê, como a sua única fonte de suprimento, ele sai da lei das probabilidades começa a receber a orientação Divina a e usufruir de todas as benignidades disponíveis no universo criado por Deus, com tudo que nele existe. Com os pensamentos não me parece ser diferente. Quando o ser humano se decide por algo que ele pensou ou quer, sem nenhum problema de consciência, nada o desviará do caminho da expressão. Tudo depende diretamente do pensamento humano; se ele pensar bem e valorizar o seu pensamento, certamente, terá o mundo aos seus pés; se pensar mal será destruído por seu próprio pensamento, e se nada pensar, nada acontecerá na sua vida, e ele será um eterno dependente da lei das probabilidades. Portanto, o pensamento é a primeira lei natural da mente humana, e o homem não está apenas diante de uma lei, mas diante de sua própria liberdade, de sua própria vida. O pensamento representa o primeiro estágio, o primeiro passo da mente humana em busca daquilo que homens e mulheres desejam. Sem a presença dessa dimensão na mente do homem, ele sai dos trilhos e começa a passar os pés pelas mãos.
Há sempre um turbilhão de pensamentos circulando pela mente do homem, em todas as direções em que giram os seus sentidos. Mas somente a partir do pensamento habitual, constante, o homem começa a ver alguma coisa se encaminhando para realidade. Com um pensamento firme de desejo, o homem reconhece a luz que brota de si mesmo e começa a penetrar na primeira dimensão da natureza universal. Daí por diante, ele não é mais uma coisa sem forma, ansiosa e vazia, mas um indivíduo que pensa, deseja e quer. De sua própria imaginação, ele retira os elementos para o conhecimento de um novo mundo, não sei se paralelo ou embutido ao mundo físico e visível em que ele vive. Trata-se do mundo invisível dos pensamentos e das idéias se revelando ao mundo visível do comprimento, da extensão, da distância, do tempo e da realidade. Isso não é muito, mas o suficiente para que ele compreenda e possa visualizar o mundo das distâncias físicas e mentais.
Os pensamentos tanto levam o homem pelo o caminho do sucesso como pelas veredas do fracasso, ou até mesmo pelos labirintos escuros do nada. Pensamentos desordenados na mente do homem desorientam sua vida, mas definir projetos é o primeiro passo para realizá-los. E definir projetos, significa organizar idéias em metas e prioridades. Quando pensa, o homem dá o primeiro passo para estabelecer sua crença e seu objetivo, seja ele falso ou verdadeiro, positivo ou negativo, construtivo ou destrutivo. A questão central reside em estabelecer regras para se organizar em seus próprios pensamentos. Muitas vezes nos deparamos com situações tensas e laboriosas, semelhantes a uma operação de guerra, mas se as regras consensuais da mente conduzir os pensamentos do homem pelos caminhos da prosperidade e do respeito, o resultado será sucesso. Por outro lado, se não houver ordem, organização e controle nos pensamentos do homem, tudo se encaminhará para o fracasso. Entretanto, no próprio instante em que ele impõe ordem e organização a sua mente, selecionando os pensamentos e as idéias construtivas que lhe acorrem à mente, tudo se torna tão simples que nem mesmo aquelas idéias ou desejos mais singelos ficarão sem alimento ou definição. Esses pensamentos vão evoluindo em emoções positivas, quando o pensamento é legítimo ou em emoções negativas, quando o pensamento é falso ou destrutivo. Mas uma coisa é certa: São esses pensamentos, positivos ou negativos que impelem o homem a agir, e somente eles. A questão agora reside tão somente em administrar seus pensamentos pelos controles racionais, já que eles muitas vezes são irracionais.
O Universo Divino não se preocupa com o conteúdo dos nossos pensamentos, mas apenas com seu atendimento. Para ele tudo que pensamos é o que queremos, e isso é o que será providenciado, certo ou errado; verdadeiro ou falso; negativo ou positivo; constritivo ou destrutivo. Portanto, se continuarmos alimentando nossos pensamentos com emoções da mesma natureza que os geraram, certamente os verá concretizados em realidade, como sucesso, se o pensamento original for positivo, ou como fracasso se o pensamento original for negativo. Não há como mudar essa situação. Trata-se de uma lei que ninguém poderá revogá-la. Mas se você chegar a compreender como funciona esse processo ou como tudo isso se movimenta na mente do homem e da mulher, tudo será mais simples, e a sua recompensa irá muito alem de suas expectativas.
Faça-se a luz! Disse Deus. E a luz foi feita. Assim como a luz foi feita do pensamento Universal de Deus, o homem constrói sua vida de conformidade com seus pensamentos habituais. Portanto, a luz que nos ilumina pelos caminhos da vida, somente brotará de nossos próprios pensamentos, e somente a partir do seu próprio pensamento, o homem começará a ver alguma coisa. Isso significa que, se não houver clareza em seus propósitos, o homem não realizará nem mesmo as coisas mais simples. Entretanto, quando ele consegue selecionar um pensamento positivo – entre os muitos que lhe acorreram à mente – e passa a dar atenção a ele, certamente estará separando a luz das trevas. É neste exato momento que sobrevem a tarde ou o fim de uma vida sem forma e vazia, para dar lugar ao princípio de uma nova idéia – o primeiro passo que o homem precisa dar para atingir aquilo que ele deseja e quer. Sem um desejo, o homem não pode dar o seu primeiro passo; e sem essa atitude, sua vida será sempre vazia, e em vez de somar ou multiplicar seus haveres e realizações, muito lhe será subtraído ao longo de sua vida. Mesmo que ele não tenha nada, algo lhe será sempre tirado. Portanto, a luz que ilumina o homem é a luz que brota de seus pensamentos, de suas idéias, de seus conceitos e crenças.
Sobreveio à tarde e depois a manhã: Foi o primeiro dia, diz as Escrituras. Portanto, o primeiro dia preconizado pela Bíblia nada mais é senão o pensamento do homem em busca de suas aspirações ou daquilo que ele acha que é a solução para os seus problemas. À medida que o homem eleva seu nível de consciência e compreensão sobre os princípios que norteiam o seu equilíbrio – como o pensamento, as emoções, os sentimentos e a crença – sua qualidade de vida estará mudando na mesma proporção; e aquilo que o angustiava não terá mais nenhuma importância, porque ele agora sabe o que quer e sabe como consegui-lo. Quando você pensa com regularidade sobre qualquer coisa, o Universo Divino entra em movimento em torno do seu pensamento, para transformá-lo em realidade, seja ele positivo ou negativo. Portanto, se você pensa com regularidade em dificuldades, carências e limitações, acaba recebendo o que não quer, pois Universo Divino está preparado para atender cegamente aos seus anseios e não para criticar seus pensamentos ou lhe fazer sugestões. O único interesse da Divindade é o interesse de servir.
O primeiro pensamento que surge na mente do homem sobre qualquer coisa, sem nenhuma interferência exterior, este vem de Deus e não corre nenhum risco. Portanto, se você der atenção ao seu primeiro pensamento, sem se preocupar com suas limitações, nada o impedirá de se realizar. Jesus disse: Tudo que pedirdes a Deus, crendo que tem, vos será dado. Portanto, plante sua semente de desejo, esclareça seus objetivos, defina suas prioridades e aguarde o resultado como que se já estivesse usufruindo da realidade. Não se preocupe com as dificuldades aparentes, mesmo que elas sejam reais e evidentes. Sua mente superior é rica em inteligência e sabedoria e saberá como fazer qualquer coisa. Não quebre sua cabeça pensando como realizará as coisas; Deus fará isso por você, desde que você não interfira com pensamentos negativos. Se você não acredita no que estou lhe dizendo, faça uma experiência e você mesmo verá, com seus próprios olhos, se Deus não abrirá os reservatórios dos céus, para lhe cumular de riquezas infinitas e reais. Enfim, se você desejar ardentemente e não interferir com pensamentos ou atitudes negativas, a resposta será rápida, positiva e real, com resultados muito acima de suas expectativas. No próprio instante em que o homem se revolta, sente medo, ciúme, ressentimento ou ódio, torna-se ansioso e confuso, porque, diante desses sentimentos, seu mundo fica abalado, e isso o afasta de Deus, o impossibilitando de realizar, a não ser através da lei das probabilidades. Nessas circunstâncias, ele começa a sofrer, porque, ansioso, confuso e com medo, ele jamais poderá compreender a divindade que lhe é imanente. Começa ai sua orfandade, e daí para frente ele continuará seu caminho sozinho, sem nenhuma proteção, entregue a lei das probabilidades e as forças cegas da natureza.
O pensamento é criativo, e como nós nunca paramos de pensar, estamos sempre criando alguma coisa para nós mesmos. Portanto, não devemos nos concentrar naquilo que não queremos ou temos medo, mas apenas naquilo que desejamos e com aquilo que nos faz bem. Quando pensamos, estamos nos comunicando com o Universo e com Deus. Portanto, se você quiser mudar sua vida, mude seus pensamentos e suas atitudes. Todos nós precisamos nos conscientizar disso, pois não se trata de uma idéia ou uma sugestão, mas de uma lei Universal da Natureza Divina. “Ou você muda ou você morre”. Mas, mesmo que você morra ou caia no fundo poço, ainda poderá nascer de novo e reviver, se utilizando de seus próprios pensamentos, sentimentos e crenças.
O pensamento é negativo quando a mente que o produz está envolvida por sentimentos negativos como o ódio, o ciúme, o medo, o ressentimento e tantos outros; e é positivo, quando essa mente se deleita com o bem, que nasce da verdade, da justiça e do amor que gira livremente no coração do homem. A mente humana jamais poderá acompanhar o deslocamento da sabedoria Divina em si mesma, se ela não estiver em sintonia com a verdade, a justiça e o bem. O homem só sai de suas dificuldades e de suas doenças, quando deixa de pensar negativamente e assume uma nova identidade com Deus.
O pensamento em princípio é perfeito; a mente humana que o produz é que se deixa envolver pelas imperfeições do mundo exterior em sua volta. Porém, no próprio instante em que o homem assume a sua identidade com a verdade, a sabedoria passa a circular livremente por todos os canais da sua mente, liberando harmonia, amor, respeito, fidelidade e bem-querer.
O pensamento se constitui num alimento mental. Portando, quando nos alimentamos de pensamentos negativos, entramos mentalmente num processo letal, e será necessária muita habilidade para fugirmos dele. Vejamos a palavra de Deus que vibra do Profeta Ezequiel (11,18-20): Quando houverem reentrado e extirpado os ídolos e objetivos abomináveis, eu lhes darei um só coração e os animarei com um espírito novo: extrairei do seu corpo o coração de pedra, para substituí-lo por um coração de carne, a fim de que observem as minhas leis, guardem e pratiquem os meus mandamentos, sejam o meu povo e eu o seu Deus. Portanto, o homem, na sua trajetória pela superfície da terra, somente poderá ser feliz, ter saúde e realizar os seus desejos e objetivos, se conseguir se reencontrar no contexto divino da verdade, da justiça e do bem. Para tanto, deve buscar o entrosamento entre as coisas que estão por fora – em seus pensamentos e suas tentativas – com aquelas que estão por dentro – em seus sentimentos mais profundos. Não há nenhuma outra forma de crescimento para o homem que não passe por esse processo. É o próprio Deus que diz pelo bico da pena de Ezequiel (11,21): Quanto àqueles que têm o coração apegado aos ídolos e às suas práticas abomináveis, farei pesar sobre suas cabeças o peso de seu proceder.
Se você acha que merece uma casa confortável, mas mora numa tapera em ruínas, certamente será necessário fazer um ajuste nos seus conceitos. É bom fazer ponderações sobre o que você anda pensando por aí. Se os seus pensamentos estão em desacordo com o seu desejo de morar bem, você jamais terá uma casa confortável. Se você está fazendo muito pela sua própria vida e obtendo pouco ou menos do que você acha que merece, é porque o operário está guardando o seu salário numa bolsa rota. A única forma de mudar essas coisas é mudar seus conceitos e as suas atitudes para, então, ressurgir dos mortos e ser feliz, de conformidade com as suas próprias crenças. Todos os níveis de felicidade e de sofrimento passam, invariavelmente, por esse processo, que queiramos ou não.
No próprio instante em que o homem despertar para a vida, todos os seus males desaparecerão, e sua saúde que estava morta ressuscitará, da mesma forma que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, para que todos se beneficiem de seu vigor. Segundo São Paulo, o que é bom, sensato, equilibrado, verdadeiro, nobre, justo, amável, de boa fama, virtuoso e louvável, eis o que está dentro de você, de mim e de todas as pessoas da face da terra, aguardando a sua manifestação em pensamentos, sentimentos e crenças; e tudo que é mal, insensato, desequilibrado, mentiroso, falso, injusto, impuro, negativo e perverso, eis o que está fora de você, e se não lhe for permitido em sua própria mente, jamais entrará nas suas experiências de vida. O mal não é uma coisa própria do homem. Se o mundo nos impõe humilhações e sofrimentos, é porque trocamos o que há de bom, que está dentro de nós, por aquilo que nos alicia a distância. Você não necessita correr atrás da sua liberdade, da sua prosperidade ou do seu bem-estar, eles estão dentro de você, aguardando tão somente a sua decisão pela verdade que lhe foi deixada como herança; cabe a você decidir ficar com o que já é seu por direito, ou aceitar o que o mundo perverso lhe impõe como fruto do seu trabalho mental mesquinho e nojento.
Antes que as coisas aconteçam de uma forma concreta e material, elas primeiramente acontecem em nossa mente, em pensamentos, emoções, sentimentos, imagens mentais, crenças e expectativas. Portanto, não é necessária a ação física em primeiro lugar; o importante, primeiramente, é que se cumpram às leis naturais e necessárias de Deus em nosso próprio íntimo. Temos que agir? Tudo bem, mas temos que agir com liberdade e segurança; primeiramente, em pensamentos; depois, em sentimentos e, finalmente, em crenças, para daí em diante procedermos à ação física, de uma forma concreta e real. Entre o tempo e o espaço não há nada que nos interesse, porque somente nos completamos do presente. Não há nada que o passado possa fazer por nós, como não há nada que o futuro possa nos oferecer agora. Isso não significa que nos desliguemos de um passado de glória, verdade e paz; tampouco que não nos preocupemos com um futuro de prosperidade, amor e fraternidade. O que defendemos aqui é o conceito da renovação mental permanente. Isso está sempre no presente, nunca no passado; e muito menos no futuro. Para Deus, um bilhão de anos ou um segundo – para o passado ou para o futuro – representam a mesma coisa. Portanto, para nós de nada vale o passado e muito menos o futuro. O que realmente nos interessa é o agora, o presente. Nem ao passado por insatisfação nem ao futuro por medo, mas ao presente por opção. Se nos enquadramos à verdade, à justiça e ao bem, o passado doloroso será esquecido para nunca mais ser lembrado e o futuro brilhante logo se fará presente em todas as nossas atitudes.
Na ânsia de realizar ou ter, o homem esquece-se de projetar seus objetivos, apedrejando a sua própria vida e adulterando a sua própria saúde. Em vez de concentrar as suas energias de pensamentos, emoções, sentimentos e imagens mentais nos seus objetivos, ele só dá atenção aos seus problemas e às suas carências e limitações. Com essa atitude mental, ele tropeça em seus próprios medos e esbarra nas suas angústias, dúvidas e ressentimentos, deixando que seus desejos caíssem nas armadilhas de suas próprias negatividades. Por outro lado, quando o homem se arvora de sábio, inteligente e poderoso, ele se torna apenas um astucioso, mas não é na astúcia que está o seu poder. O poder real do homem e da mulher reside na sua tranqüilidade e na sua confiança, mas esses atributos que lhe confere o poder que realiza e resolve seus problemas, dependem diretamente da verdade, da justiça e do bem ele é capaz de praticar em silêncio.
No livro de Jó (22,22), está escrito claramente: Formarás os teus projetos, que terão feliz êxito, e a luz brilhará em tuas veredas. Conforme as Escrituras, nenhum projeto ou objetivo ficará para trás; todos terão êxito. Entretanto, não temos o que esperar se não temos objetivos na vida. Enquanto o homem não gera na sua mente um pensamento de desejo, sua vida permanece sem sentido, sem forma e vazia. Ainda assim, como diz as escrituras, o espírito de Deus, ou o inconsciente humano, permanece com ele, esperando que seu pensamento se desenvolva, até atingir uma convicção de fé ou um objetivo definido. Daí, então, e somente daí em diante, o processo da realização ou da cura se inicia, e, se não houver vacilação na sua mente, tudo se cumprirá de conformidade com sua crença, sem nenhuma restrição ou fracasso.
O que começa a brotar da mente humana em pensamentos, é o que vem dos sentidos do homem; ainda não é uma crença, mas já revela a intenção do homem, se dirigindo para um sentimento. Quando ele começa a crer, abrem-se-lhe as portas da mente, para que os seus desejos transponham o firmamento dos céus e cheguem ao nível de uma convicção inabalável de fé. Qualquer tipo de desejo, pensamento ou idéia somente tem valor de realização se elevar-se a esse nível de crença. A convicção pode tudo, transpõe todos os obstáculos e caminha firme à frente do homem, multiplicando-se e expressando-se em realidade concreta e material. Nada é intransponível ao homem de fé; ele é capaz de produzir tudo em que a sua mente acredite como verdadeiro, mesmo que seja falso. Todo aquele que conseguir desvendar os segredos da fé, jamais terá dificuldades intransponíveis. Diante do homem, Deus colocou essa pedra angular, a base fundamental de sua vida, o esteio da sabedoria, o centro da harmonia tão necessária ao seu equilíbrio: a fé. A fé está acima de todas as dificuldades; não há nada que possa impedi-la de agir, mesmo porque ela age em silêncio, harmoniosamente, indelevelmente, sem que ninguém se aperceba da sua presença, a não ser aqueles que estão em união com ela e com Deus.
Os pensamentos representam o exterior do homem e os sentimentos o seu interior; quando eles se unem em função do mesmo objetivo, deu-se ai a plenitude humana, mas enquanto estiver separados, o homem estará morto. O homem morto é aquele que está deprimido ou frustrado, e o homem ressuscitado é aquele que recuperou sua plenitude. Tudo tem que girar em torno desses ingredientes que estão à nossa disposição e ao nosso alcance. Não podemos ultrapassar esses limites, mas podemos redefini-los em nosso próprio benefício. As aspirações do homem só morrem quando os seus próprios sentimentos negativos as frustram da realidade. Portanto, é necessário mudar o mundo em que vivemos. É necessário mudar os nossos pensamentos, desejos, sentimentos, conceitos e crenças. Se o seu desejo não puder se tornar um sentimento, também não se tornará uma convicção, e tudo que não procede de uma convicção é diabólico. O desejo frustrado é um aborto mental, e é isso que mais faz o homem sofrer nessa vida. Não se deixe derrotar por seus medos, ressentimentos, invejas, ciúmes, angústias, depressões ou frustrações. Pense e extraia do seu pensamento o melhor que a vida possa lhe oferecer.
domingo, 4 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário